No poema “Lição sobre a água” encontramos um professor e um poeta, a Ciência e a Poesia unidas numa só. Como o título sugere, este poema trata de uma aula/lição sobre a água. E tudo começa como uma lição …
O cientista, Rómulo de Carvalho, enuncia as propriedades químicas para caracterizar a água. Os sentimentos, as emoções ficam para o poeta, António Gedeão.
Como é evidente, a água é muito importante e essencial à vida. Esta tem um papel fundamental nas centrais eléctricas, já que estas vieram substituir a máquina a vapor de antigamente. A água é vida!
Assim, o poema divide-se em duas partes, a científica e a poética.
Do primeiro ao terceiro versos estão presentes a propriedades organoléticas da água.“Este líquido é água. Quando pura é inodora, insípida e incolor.”
Do quarto ao sétimo verso é demonstrada a aplicação da água, importante no quotidiano. “Reduzida a vapor, sob tensão e alta temperatura, move os êmbolos das máquinas que, por isso, se denominam máquinas a vapor.”
Do décimo primeiro ao décimo segundo versos estão referidas as propriedades físicas da água(temperatura de fusão e de ebulição): “Congela a zero graus centesimais e ferve a 100, quando à pressão normal.”
Tudo muito bem explicado, o professor dá uma aula.
Do décimo terceiro ao décimo sexto versos, o sujeito poético introduz um elemento novo. Forte, surpreendente: o cadáver de Ofélia.
“Foi neste líquido que numa noite cálida de Verão, sob um luar gomoso e branco de camélia, apareceu a boiar o cadáver de Ofélia com um nenúfar na mão. “
Poético na imagem, poético até na dor.
Lição sobre a água ou sobre a vida? Afinal tudo é tão relativo...
. Pequena biografia para um...
. António Gedeão e a Histór...
. Química da poesia ou poes...
. Rómulo de Carvalho ou Ant...
. Pequena biografia para um...
. António Gedeão e a Histór...
. Química da poesia ou poes...
. Rómulo de Carvalho ou Ant...
. Os nossos links
. Ouvir ....
. Sobre...
. Bibliografia e Obra Literada
. Biografia - António Gedeão e o Ministerio
. Tudo sobre António Gedeão - Cronologia
. Obra...
. Poesia, Prosa, Documentos Biográficos, Desenhos e fotografias, Impressos e Medalhas.